sábado, 8 de fevereiro de 2014

Rio Juruá transborda e famílias permanecem em áreas alagadas
Enchente atingiu ao menos seis bairros em Cruzeiro do Sul (AC).
Defesa Civil espera que nível baixe nos próximos dias.
Genival Moura
Do G1 AC

Comente agora
Rio Juruá atinge ao menos seis bairros em Cruzeiro do Sul (Foto: Genival Moura/G1)
Rio Juruá atinge bairros em Cruzeiro do Sul (Foto: Genival Moura/G1)
O nível do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC), ultrapassou em 10 centímetros a cota de transbordamento, nesta sexta-feira (7). De acordo com medição realizada pelo Corpo de Bombeiros às 12h, o nível do rio já havia alcançado 13,10 metros. Apesar da inundação que já atingiu pelo menos seis bairros, os moradores ainda permanecem em suas casas e nenhuma família foi retirada pela Defesa Civil até o momento.
saiba mais
Rio Acre volta a subir nesta sexta (7) em Rio Branco
A equipe da Secretaria de Assistência Social do município acompanha o monitoramento do Corpo de Bombeiros e informou que está preparada para atender possíveis vítimas disponibilizando aluguel social. “Acreditamos que só teremos desabrigados se o nível das águas chegar a 13,30 metros, mas a previsão que temos é bastante positiva e as águas devem se estabilizar”, conclui Rosa Sampaio, secretária municipal de Assistência Social.
O agente de transporte, José Barbosa de Castro, mora no Bairro da Lagoa há 27 anos, e lamenta ter que enfrentar mais um ano de enchente. “A gente chegava em casa de carro e agora chega de barco, ainda por cima estamos sem energia elétrica. Passamos por isso há tantos anos que chegamos a nos acostumar. Depois da construção da ponte do Rio Juruá, o Governo do Estado marcou as nossas casas e disse que faria a desapropriação, mas os anos se passam e nada acontece”, relata.
O Corpo de Bombeiros entrou em alerta e está continuamente monitorando as áreas alagadas. “Estamos acompanhando inclusive as condições climáticas nos municípios que ficam nas cabeceiras do Rio Juruá porque é isso que nos dá uma noção sobre a elevação do nível das águas. Pelas informações que obtivemos, já existe sinais de vazante no município de Marechal Thaumaturgo e isso indica que nos próximos dias as águas podem baixar aqui também em Cruzeiro do Sul”, explica o tenente Rômulo Barros que responde pelo comando local do Corpo de Bombeiros.



Nenhum comentário: