terça-feira, 26 de agosto de 2014

CERIMONIAL DE ABERTURA DOS IV JOGOS DA JUVENTUDE THAUMATURGUENSE



Aconteceu na noite do ultimo sábado, 16 de agosto, no Auditório do Centro de Cultura e Florestania de Marechal Thaumaturgo, o Cerimonial ou Evento de Abertura da IV EDIÇÃO DOS JOGOS DA JUVENTUDE THAUMATURGUENSE, que em sua edição atual tem como tema social: “Por Uma Juventude Sem Drogas e Sem Violência”.
O evento de abertura - que foi sobretudo uma festa de confraternização ente os grupos ou delegações de jovens participantes dos então jogos; contou com uma série atrações culturais como danças, teatros, dramatizações e musicas, estas apresentadas pelos próprios grupos ou delegações. Das manifestações ou atrações culturais apresentadas estiveram: apresentação de Dança pelos Grupos JOVENS DA ARTE e SPYCIS GIRLS (Grupo Feminino de Dança do Grupo Sport Boys), apresentação teatral pelo GETD (Grupo de Estudo, Teatro e Dança), e, apresentação Musical e Pantomina pelo Grupo DESBRAVADORES.
Na ocasião também foi feito o sorteio dos confrontos da primeira fase de todas as modalidades esportivas a serem disputadas pelos grupos ou delegações juvenis, dentre as quais estão: Futebol Socity, Futebol de Salão, Handebol Indoor, Handebol Beach, Voleibol Indoor, Voleibol Beach, 100 Metros Rasos, 200 Metros Rasos, Corrida de Revezamento e Salto em Distância.


Os Jogos da Juventude Thaumaturguense foram criados no ano de 2009, pela UNIJUVT (União da Juventude Thaumaturguense), organização social fundada pelos Grupos de Jovens de Marechal Thaumaturgo. Naquele ano o grupo JOVENS UNIDOS PELA PAZ se consagrou como o primeiro campeão geral dos então jogos. Em 2012 foi realizada a II Edição da então competição esportiva, onde o grupo SPORT BOYS foi o grande campeão geral. Em 2013, a então competição foi realizada, porém a nível intermunicipal com equipes juvenis de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.
Em sua edição atual - voltados em específicos aos Grupos de Jovens de Marechal Thaumaturgo; os devidos jogos são financiados pelo Governo do Estado do Acre (através da Lei de Incentivo ao Esporte – Edital 2014) e Prefeitura de Marechal Thaumaturgo (Prefeito Aldemir Lopes e Vice - João Deles de Menezes). Quanto à realização; esta fica por conta do Proponente do então Projeto junto a Lei de Incentivo ao Esporte (Edital 2014) Cleudon França, junto do Conselho Municipal da Juventude, Coordenadoria de Esportes, Coordenadoria de Cultura, dentre outros parceiros e colaboradores.
Dez Grupos ou Delegações juvenis disputarão o titulo de CAMPEÃO GERAL da então competição esportiva, sendo eles: Sport Boys, Phoenix, Escolinha “Amigos do Esporte e da Vida”, Mensageiro da Paz, Desbravadores, Jovens Unidos na Fé, Delegação I Jovens da Arte, Delegação II Jovens da Arte, Delegação III Jovens da Arte, Grêmio Estudantil da Escola de Ensino Médio Elvira Ferreira Gomes.

POR: CLEUDON FRANÇA
PHOTOS: ARQUIVO PESSOAL DE CLEUDON FRANÇA

Nenhum comentário: