segunda-feira, 22 de setembro de 2014

“UM SONHO POSSIVEL”!


Aconteceu no ultimo dia 12 de setembro de 2014 (sexta-feira), no Centro de Cultura e Florestania de Marechal Thaumaturgo, com endereço na Rua Zilda Vasconcelos, o Cerimonial de Certificação de Formação Técnica Profissional de 57 JOVENS que concluíram os cursos de PEDICURE & MANICURE, AUXILIAR DE ARQUIVO e AUXILIAR ADMINISTRATIVO.

Os referidos cursos chegaram a Marechal Thaumaturgo graças ao PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC) do Governo Federal, quem em Marechal Thaumaturgo é realizado ou aplicado junto do INFAC e do Instituto Dom Moacir.

Segundo a coordenadora dos então programas em Thaumaturgo; RUTE MENEZES, essa não foi a primeira formação, já ouve outras, como por exemplo: Pintor, Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Pedreiro, Padeiro, etc. E outros cursos estão em andamento como os cursos de Análises Clinicas e Técnico de Enfermagem.

O então cerimonial de certificação dos Cursos concluídos contou com a presença do Prefeito e Vice-Prefeito de Marechal Thaumaturgo Aldemir Lopes e João Deles de Menezes, Secretários Municipais, Vereadores e representantes do Instituto Dom Moacir (Diretora Presidente da Rita Paro) e INFAC. Os quais através de suas falas mencionaram a importância do momento; onde antes o jovem de nosso estado, não tinha uma oportunidade de fazer tais cursos em seu próprio município, o que atualmente não é só possível, mais já é uma realidade.

“São politicas publicas como essa que dizem muito de um gestor, de um politico e de um administrador. Hoje, nós jovens, podemos sonhar com um curso superior e fazer cursos profissionalizantes como os que ora estamos sendo certificados aqui mesmo no em nosso município. Antes, isso era o sonho longe e distante, hoje, isso é uma realidade perto e possível”. Disse um educando que era certificado em Auxiliar Administrativo.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e com o intuito de gerar novas oportunidades e agregar ensino de qualidade para todos.

Para participar é necessário ter o Ensino Médio completo cursado em qualquer instituição, porém, caso haja concorrência de vagas, o programa priorizará os alunos formados na rede pública ou em instituição privada com 100% de bolsa de essite.


 
POR: CLEUDON FRANÇA
PHOTOS: DONNICÉLIO NUNNES

 

 

Nenhum comentário: