quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

“FINDO MAIS UM NOVENÁRIO EM HONRA A SÃO SEBASTIÃO DE MARECHAL THAUMATURGO”!




Chegou ao seu final, na noite dessa Quarta-feira (21 de janeiro) mais uma edição de umas das maiores festas populares do Vale do Juruá e a maior festa popular e religiosa de Marechal Thaumaturgo, que é o Novenário em Honra a São Sebastião, padroeiro do município.

Festa esta, que em sua edição atual foi realizada ao longo de 10 dias em vez dos 09 dias como convém à tradição, tendo em vista que no nono dia de festa, uma forte chuva caiu sobre o município no final da tarde até a manhã do dia seguinte, impedindo a realização de quaisquer atividade.

Foram dez noites que mudaram a vida dos munícipes locais, assim como também dos visitantes vindos dos municípios vizinhos e de outras regiões do estado. Noites/Período que movimentaram a economia local, trouxeram opções de lazer e entretenimento, agitaram o comercio e mudaram o cotidiano de nosso município que espera o ano todo por essa tão notória, marcante e vibrante festa popular e religiosa.

O novenário em honra a São Sebastião (soldado romano, morto por expressar sua fé cristã) é uma realização do Conselho Paroquial da Igreja Católica de Marechal Thaumaturgo. Esta, por sua vez realizou uma série de atividades tais como: missas, casamentos, batizados, leilões...

Encerrando as atividades religiosas, foi realizada no dia 21 de janeiro, a tradicional Procissão, a qual era para ter sido realizada no dia anterior, porém foi impedida por causa da forte chuva que caiu sobre o município. A então procissão contou com a participação de centenas de devotos de São Sebastião; sendo encerrada na Praça Municipal Odom do Vale com a realização de uma grande Missa, a qual também contou com um número significante de devoto do padroeiro de Marechal Thaumaturgo.

Em paralelo as atividades religiosas foram promovidas também, por parte do Poder Executivo do Município atividades de lazer e de saúde. Visando à promoção do lazer, socialização e confraternização foram realizadas atividades esportivas de cunho intermunicipal de Futsal e Futebol entre equipes de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves. Já na área da saúde, foi realizada a campanha “Novenário com Saúde”, com várias ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Thaumaturgo.
 
 


POR: CLEUDON FRANÇA

PHOTOS: ARQUIVO PESSOAL CLEUDON FRANÇA

Nenhum comentário: