sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL INICIA AS INSCRIÇÕES DO PROGRAMA PROJOVEM ADOLESCENTE


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Marechal Thaumaturgo, na pessoa da Secretária Lindalva Soares Martins da Rocha, inicia nessa segunda-feira, as inscrições para o programa social PROJOVEM ADOLESCENTE.

As inscrições se as 07h30min da manhã, da próxima segunda-feira (23 de fevereiro), na sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que em Marechal Thaumaturgo leva o nome de DONA IDA.

Pela parte da manhã as inscrições se iniciam as 07h30min da manhã e se encerram as 11h00min. No turno vespertino (tarde) as inscrições se iniciam às 13h30min e se encerram as 17h00min, sempre, e em ambos os turnos, na sede do CRAS.
 
 
CONHECENDO O PROJOVEM ADOLESCENTE
 
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos (Projovem Adolescente) tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.
O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 jovens. O coletivo é acompanhado por um orientador social e supervisionado por um profissional de nível superior do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), também encarregado de atender as famílias dos jovens, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).
O Projovem deve também possibilitar o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente, prevenindo a sua inserção precoce no mercado de trabalho.
A metodologia prevê a abordagem de temas que perpassam os eixos estruturantes, denominados temas transversais, abordando conteúdos necessários para compreensão da realidade e para a participação social. Por meio da arte-cultura e esporte-lazer, visa a sensibilizar os jovens para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social, bem como possibilitar o acesso aos direitos e a saúde, e ainda, o estímulo a práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo dos jovens no espaço público.


POR: CLEUDON FRANÇA (COM INFORMAÇÕES RETIRADAS DO SITE DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL).
 
PHOTO: GOOGLE IMAGENS

Nenhum comentário: