segunda-feira, 22 de junho de 2015

Aldeia Apiwtxa Inicia as Comemorações do Seu 23º Aniversário


A Aldeia Apiwtxa do Povo Indígena Asheninka do Rio Amônia, iniciou na manhã do ultimo domingo, 21 de junho de 2015, as comemorações de seu 23º Aniversário da Terra Indígena Campa do Rio Amônia.
As referidas comemorações terão a duração de 04 (quatro) dias (21, 22, 23 e 24 de junho), e, é o momento do Povo Asheninka do Rio Amônia se manifestar e celebrar com brincadeiras, Esporte (Futebol), Músicas e Danças Tradicionais. É tempo de lembrar as dificuldades superadas, como: libertação dos trabalhos forçados, conquista do território, fortalecimento da cultura, acesso a escola formal como uma forma de se comunicar com as demais civilizações. É o momento de fortalecer os laços com as comunidades do entorno e se confraternizar com a presença de todos.
Como já mencionado, as devidas comemorações tiveram inicio as 09h30min manhã do ultimo domingo (dia 21) com a realização de um grandioso torneio de futebol masculino e feminino, o qual se estendeu ao longo de todo o dia. Ainda no mesmo dia, pela parte da noite (das 17h30min e 22h30min) houve apresentação da História do Povo Asheninka do Rio Amônia e Juruá com fotografias, relatos dos mais antigos, finalizado com o documentário “Shomôtsi”.
As comemorações do 23º aniversário da Terra Indígena Campa (Asheninka) do Rio Amônia, continuarão aos longos dos dias 22, 23 e 24 de Junho, com a seguinte programação:
Dia 22 de Junho: durante todo o dia haverá pescaria no Rio Tawaya, e, pela parte da noite, das 17h30min e 21h30min, apresentação de 30 anos de luta do Povo Asheninka para conquista do seu território, apresentação a ser finalizada como documentário “A Gente Luta Mas Come Fruta”. Das 21h30min e 05h00min haverá o “Kamarâpe” a ser dirigido por Moisés e Bênki Piyânko.
Dia 23 de Junho: das 09h30min e 11h30min, Tiro de Flecha para crianças e adultos. Das 12h00min e 13h30min, almoço tradicional. A tarde será livre para quem quiser conhecer a aldeia e visitar a Cooperativa para comprar artesanato. Pela parte da noite do mesmo dia será exibido o documentário “No Tempo da Chuva e Tempo do Verão”.
Dia 24 de Junho, ultimo dia de festa e celebração, com inicio as 04h00min da manhã, abertura do “Piyarêtsi” (Caiçumada) com música e dança tradicional do Povo Asheninka do Rio Amônia.

(Segue Abaixo o Registro Fotográfico da Então Realização)











Por Cleudon França

Photos: Arquivo Pessoal Cleudon França

Nenhum comentário: