terça-feira, 7 de junho de 2016

MARECHAL THAUMATURGO MOSTRA A FORÇA DE SUA PRODUÇÃO RURAL AO REALIZAR O SEU 1ª FESTIVAL DO FEIJÃO


O Poder Executivo Municipal junto da Secretaria Municipal de Agricultura e Gerência Municipal de Cultura em parceria com o Governo do Estado e SEBRAE/AC realizou ao longo dos dias 03, 04 e 05 de Junho do ano em curso o 1º Festival do Feijão de Marechal Thaumaturgo, o qual é o maior produtor de Feijão estado.
Foram de 03 dias de intensas e diversificadas atividades, as quais impulsionaram a economia local, promoveram cultura e lazer, e, acima de tudo, promoveram cidadania.
O então Festival teve inicio às 11h00min da manhã do dia 03 de junho, contando com a presença do Governador do Estado do Acre Tião Viana, Secretário da SEAPROF Lourival Marques, Deputados Federais Cesar Messias e Sibá Machado, Prefeito Aldemir Lopes, Vice Prefeito João Deles de Menezes, Vereadores e Secretários Municipais. Na ocasião o Governador Tião Viana e o Prefeito de Marechal Thaumaturgo, junto com as demais autoridades entregam s 44 representantes de comunidades ribeirinhas, 44 Botes de Alumínio equipados com Motor Honda de 13 HP, estes oriundos de Emendas Parlamentares do Senador Jorge Viana e do Ex-Deputado Federal Thaumaturgo Lima. Logo depois da cerimonia de entregas das embarcações, abrindo oficialmente o 1º Festival do Feijão de Marechal Thaumaturgo as autoridades degustaram os 22(vinte e dois) pratos feitos com os setes tipos de feijão cultivado no município.
O segundo dia de atividade (04 de junho) teve inicio as 06h00min da manhã com feira livre de alimentação, e, continuou pela parte da noite com apresentação das Igrejas Locais (Assembleia de Deus, Assembleia de Deus Ministério de Madureira e Igreja Católica), atividades que foram encerradas com um grandioso Show Gospel do cantor evangélico Hildo Silva da Capital Rio Branco.
Já o terceiro e ultimo dia de atividade (05 de junho) teve inicio as 17h00min com a feira de pratos típicos derivados do feijão. As demais atividades que encerrariam o então inédito evento no Município foram canceladas tendo em vista o falecimento, as 20h00min do Sr. Mauro Melo – cidadão ilustre do município.
A primeira edição do Festival do Feijão de Marechal Thaumaturgo, deixou um legado mais do que positivo, para as próximas edições que venha ocorrer nos anos seguintes. Onde, com o curso de Culinária oferecido pelo SEBRAE/AC a 30 feirantes pode-se resultar em 22 pratos feitos com os 07 (sete) tipos de feijão cultivados unicamente em Marechal Thaumaturgo.
As autoridades que prestigiaram o então evento, também saíram satisfeitas e felizes do que viram, presenciaram e degustaram:

“Dar uma alegria enorme ver tudo isso aqui. Essas pessoas conseguiram, com o apoio da Secretaria de Pequenos Negócios, apresentar pratos inovadores como feijão do município. É o empreendedorismo e a microeconomia dando respostas aos desafios do Acre”. Disse o Governador Tião Viana.

“É uma benção para o nosso município receber nosso Governador nesse dia em que começa o nosso Primeiro Festival do Feijão. A nossa indústria de feijão está funcionando, beneficiando o nosso produto e transformando Marechal Thaumaturgo no maior produtor de feijão do Vale do Juruá. É o inicio de uma caminhada maior e melhor para nossos produtores”. Disse o Prefeito Aldemir Lopes.

“Mesmo Marechal Thaumaturgo sendo um município de Difícil acesso, vemos o esforço do Governador Tião Vianna para atender essas comunidades mais distantes e mais carentes. É uma feira da cultura local e fico encantando com o que estou vendo”. Disse o Deputado Federal Sibá Machado.

“Agora vemos os resultados. E só para este ano serão mais de R$ 4 milhões investidos nas cadeias produtivas de Marechal Thaumaturgo, trazendo renda e esperança para os produtores”. Disse o Secretário Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Lourival Marques.

“As meninas irão comercializar essas receitas durante todos os finais de semana, a partir de agora”. Disse Eliseuda Pinheiro, responsável pela produção das receitas junto com as mulheres beneficiadas pelo programa de microeconomia.



























POR: CLEUDON FRANÇA.

REGISTRO FOTOGRÁFICO: THONNY WENK.

Nenhum comentário: