segunda-feira, 20 de maio de 2013


18/05/2013 09h38 - Atualizado em 18/05/2013 09h38


Eleitores sem digitais também devem 




fazer recadastramento no TRE-AC



TRE-AC fará atendimento biométrico na Colônia Souza Araújo.
Unidade abriga pessoas atingidas pela hanseníase.

Veriana RibeiroDo G1 AC
Comente agora
Recadastramento biométrico TRE/AC (Foto: Renata Brasileiro / Assessoria TRE/AC)Fotos também fazem parte do recadastramento biométrico (Foto: Renata Brasileiro / Assessoria TRE/AC)

Eleitores que tiveram braços ou dedos amputados, ou por alguma razão não tem mais digitais, também devem realizar o cadastramento biométrico do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, que está sendo efetuado em Rio Branco desde o dia 7 desde mês. As pessoas que não regularizarem sua situação este ano terão seus títulos eleitorais cancelados.
O diretor geral do TRE, Carlos Venícius Ribeiro, explica que o sistema prevê esses casos como exceções e que o cadastramento biométrico também é feito com fotografia dos eleitores. "O cadastramento biométrico não se resume simplesmente as digitais, eles ainda tem que fazer a revisão dos dados, a coleta do que for possível de digital em alguns casos e a fotográfica também é considerado um dado biométrico", explica Ribeiro.
O presidente do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Mohan), Elson Dias da Silva, conta que estava preocupado em como se daria esse cadastramento para as pessoas atingidas pela hanseníase, já que muitas delas não tem mais as digitais. "Cerca de 50% dessas pessoas não tem digital, a nossa preocupação era como seria o cadastro deles", comenta.
Segundo o Elson Dias, foi realizado na quinta-feira (16) uma reunião com o movimento sobre o assunto e ficou decidido que o TRE-AC fará um atendimento biométrico na Colônia Souza Araujo, unidade que abriga pessoas atingidas pela doença. "Tem muitas pessoas aqui que são deficientes, tem dificuldade de locomoção, então pedimos que o atendimento fosse feito nessa região", disse. O Mohan atualmente está fazendo um levantamento da quantidade de pessoas que precisam desse atendimento.

Nenhum comentário: