I Campeonato de cães da raça pastor
alemão ocorre em Rio Branco
Competição é organizada pelo Clube Acreano Pastor Alemão (Capa).
Ao menos 30 animais devem ser avaliados em seis categorias.
Comente agora
Os apaixonados por cães terão na tarde deste sábado (1), em Rio Branco(AC), uma excelente opção de entretenimento, principalmente àqueles que criam animais da raça pastor alemão. O Clube Acreano Pastor Alemão (Capa) promove, a partir das 16h, no Clube dos Engenheiros, o 1º campeonato de estrutura e criação de cães pastor alemão.
De acordo com o presidente do Capa, André Luiz Gomes, a competição deve contar com a participação de pelo menos 30 cães que serão divididos em seis categorias por faixa de idade.
“Será julgado o padrão da raça, comparando os concorrentes entre si. O animal é avaliado desde o focinho à ponta da cauda. Serão separados por machos e fêmeas. Fêmea compete só com fêmea e macho só com macho, cada um na sua faixa etária”, explica.
saiba mais
Segundo Luiz, a avaliação dos competidores será responsabilidade de um juiz de nível internacional, vindo do Rio Grande do Sul, com 40 anos de experiência em criação e especializado na raça pastor alemão.
“Os premiados receberão troféus e reconhecimento do Clube Brasileiro Pastor Alemão. Na primeira categoria serão recompensados cães até o quinto lugar. Nas restantes, a premiação será até o terceiro colocado”, comenta o presidente do Capa.
Na primeira categoria, além da avaliação anatômica, os competidores deverão passar ainda por provas de coragem e de dois tipos de ataque: um surpresa e um lançado.
“Os cães vão estar todos enfileirados e vai ser disparado um tiro. Eles deverão ter uma boa reação ou simplesmente ignorar o barulho. Isso demonstra que ele não vai ter um medo a grandes ruídos. No ataque surpresa o figurante surpreende o dono do animal e o cão tem que defender. No ataque lançado, o figurante está longe e o juiz autoriza que o dono solte o cão para morder”, diz André Luiz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário