O Município de Marechal Thaumaturgo, comemorou no ultimo domingo, 19 de abril, pela primeira vez, desde sua emancipação politica e Administrativa, o dia do Índio!
As diversas atividades foram realizadas pela Prefeitura de Marechal Thaumaturgo nas pessoas de seus gestores Prefeito Aldemir Lopes e o vice – prefeito João Deles de Menezes, através da Gerência de Cultura (Gerente Gean Deles de Menezes) e Coordenadoria de Desportos (coordenação interina de Cleudon França) nos turnos vespertino e noturno.
As atividades foram iniciadas pela tarde da tarde, com um grandioso Torneio de Futebol, realizado no Campo "Minas Gerais", com a participação das etnias: Apolima Arara (Rio Amônia), Huni Kuí (Rio Breu), Jaminawá Arara (Rio Bajé) e Kuntanawá (Rio Tejo). O então torneio foi iniciado na fase de semifinais, como os seguintes confrontos e resultados: Kuntanawá 02 x 01 Apolima Arara, e, Huni Kuí 01 x 09 Jaminawá Arara. Assim a grande final foi disputada pelas etnias Kuntanawá e Jaminawá Arara, a qual foi vencida pelo placar de 2 x 0 pela equipe Kuntanawá.
As atividades no turno vespertino continuaram as 17h00min, na Praça Municipal Odom do Vale com a exposição de produtos e artes de todas as etnias indígenas: Apolima Arara (Rio Amônia), Huni Kuí (Rio Breu), Jaminawá Arara (Rio Bajé) e Kuntanawá (Rio Tejo).
As 21h00min, as atividades foram voltadas para parte cultural de cada etnia indígena, que no momento se faziam se representar em todas as etnias do município de Marechal Thaumaturgo: Apolima Arara (Rio Amônia), Huni Kuí (Rio Breu), Jaminawá Arara (Rio Bajé), Kuntanawá (Rio Tejo), e, Ashaninka (Rio Amônia). As quais apresentaram seus costumes, danças, músicas, rituais e sua arte.
Não ocasião deu-se também, uma das principais atrações da noite; que foi a escolha da Garota Indígena, onde 04 etnias apresentaram candidata, sendo elas: Cassiane Sereno Samuel Kaxinawá (Kaxinawá), Karoline Lima Batista (Jaminawá Arara), Maria Debora Rosas Macedo (Apolima Arara), e, Mariana Araújo (Kuntanawá). O 1º lugar ficou com Maria Debora Rosas Macedo da etnia Apolima Arara (Rio Amônia), 2º lugar Mariana Araújo da etnia Kuntanawá (Rio Tejo), e, o 3º lugar ficou com Karoline Lima Batista da etnia Jaminawá Arara. Concurso que teve como jurados: Professora Égide Pinheiro, Menezes (Policial Civil), Rudson Rogério (Chefe do Gabinete do Prefeito), José Niallem (Diretor do Posto Naldir Mariano) e a Doutora Taísse (Dentista).
Também houve uma mostra/escolha da melhor Caiçuma (bebida típica dos povos indígenas de Marechal Thaumaturgo), escolha ou mostra que teve como degustadores os vereadores Davi Wane Ashaninka e Silvano Queiroz, Secretário de Saúde João Luciano, Gerente Adjunto de Cultura Luiz Rodrigues e Pichôca.
O inédito evento de comemoração ao dia do índio foi prestigiado por cerca de 3.000 pessoas e contaram com a participação de cerca de 300 indígenas representando todas as etnias indígenas do Município de Marechal Thaumaturgo.
Autoridades também prestigiaram o então evento, onde ao usarem da palavra, engrandeceram a iniciativa e o momento de celebração e confraternização que ora estava acontecendo. Dentre elas: Gerente de Cultura do Município e Idealizador do Evento Gean Deles de Menezes, Secretário Municipal de Saúde João Luciano, Vereadores Davi Wane Ashaninka, Silvano Queiroz e Dedé Veríssimo, os lideres de cada etnia indígena, dentre eles, Bênki Piyãnko (um dos principais líderes indígenas do munícipio).
Também prestigiou o então inédito evento em Marechal Thaumaturgo, e, também usou da palavra o Prefeito Aldemir Lopes que parabenizou a Comissão Organizadora, agradeceu a presença em massa do publico e, sobretudo a participação dos povos indígenas que naquele momento se faziam representar em todas as etnias. Disse, que o evento era um primeiro de muitos, pois os povos indígenas de Marechal Thaumaturgo merecem atenção e politicas publicas com a tal. Onde na maioria das vezes são alvo de discriminação e preconceito, e, ações como a que estava acontecendo valorizava e mostrava sobretudo que os povos indígena tem muito a ensinar em cultura, arte, modo de viver aos "brancos" que os "brancos" a ensinar aos povos indígenas!
SEGUE ABAIXO O REGISTRO FOTOGRÁFICO DE TODA AS ATIVIDADES REALIZADAS!
POR: CLEUDON FRANÇA
PHOTOS: CLEUDON FRANÇA, MARCOS ALMEIDA, LUIZ RIODRIGUES e VEREADOR DAVI WANE ASHANINKA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário