quinta-feira, 5 de março de 2015

GESTÃO DO PREFEITO ALDEMIR LOPES TEM OLHAR ESPECIAL PARA O ESPORTE


Prefeito Aldemir Lopes Entregado a Tação de Campeão do I Copão Thaumaturguense de Futebol (2014)
Em seus dois anos e 02 meses de Gestão o Prefeito de Marechal Thaumaturgo Aldemir da Silva Lopes junto de seu Vice João Deles de Menezes, através da Coordenadoria de Desportos, tem trazido novos horizontes ao esporte thaumaturguense, com realizações que chegam aos munícipes da zona rural e urbana, que beneficiam o publico masculino e feminino, que tem a participação da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, e, que abraçam o praticante do Futebol, Futsal, Handebol, Voleibol e Atletismo.

A essência desses novos tempos no esporte de Marechal Thaumaturgo, através da Gestão do Prefeito Aldemir Lopes está na utilização do mesmo como uma ferramenta não apenas de competição e lazer, mas também de respeito ao próximo, como uma ferramenta de educação, onde tanto o publico praticante e prestigiante possa se confraternizar, se socializar.

São tempos em que as competições são pensadas não apenas para um ano, mas por um longo tempo... São tempos de investimentos em desportos nunca dantes praticados no município de Marechal Thaumaturgo... São tempos onde competições são disputadas em formato inovadores, em padrões oficiais e com mais organização... São tempos de realizações inéditas que beneficiam o publico da sede e o publico ribeirinho... São tempos em que o esporte é tratado com um olhar e atenção especial, pois esporte não é apenas competição... É educação, é transformação!


“ESPORTES PARA NOVOS TEMPOS”



A Coordenadoria de Desportos trabalhou em seus dois primeiros anos, com slogan “Esportes para novos tempos”, visando uma nova forma de fazer esporte, de trabalhar... De viver o esporte! E assim foi feito, trabalhado, vivido...

No Futsal foram adotadas duas competições oficiais: Campeonato Thaumaturguense de Futsal e Copa (Copão) Thaumaturguense de Futsal. O primeiro destes foi disputado pela primeira vez, na história desportiva de Marechal Thaumaturgo, em série A e B, com 10 equipes em cada série. As duas ultimas equipes de cada série são rebaixadas a série de acesso, no caso da série B, as equipes rebaixada disputam juntamente com outras 14 os chamados “Play Offs”, que dão acesso a série B. Já a Copa Thaumaturguense de Futsal é disputada pelas 08 primeiras equipes de cada série, em sistema de mata - mata.

No Futebol, houve um resgate do futebol thaumaturguense, umas das grandes conquistas da Gestão do Prefeito Aldemir Lopes para o esporte de M. Thaumaturgo. Na sede, depois de 05 anos sem a realização de uma competição, houve logo muitas. A primeira delas foi a realização da Copa Thaumaturgo de Futebol (etapa da sede do Campeonato Thaumaturguense de Futebol). Na zona rural, as comunidades foram divididas por “área” ou “zona”, onde sete comunidades, vilas ou aldeia sediaram etapas do Campeonato Thaumaturguense de Futebol, sendo elas: Vila Oriente, Vila Restauração, Comunidade Irassu, Comunidade Novo Horizonte, Comunidade Beolfort, Comunidade Beolfort, e, Aldeia Apiwtxa. O campeão e o vice de cada etapa, juntamente com o campeão e vice da sede, disputaram, na sede do município, o chamado “Copão Thaumaturguense de Futebol”, que foi a etapa final do Campeonato Thaumaturguense de Futebol, competição que foi vencida pela equipe Flamengo da Comunidade Pedra Pintada.

No voleibol, houve a realização do Campeonato Thaumaturguense de Voleibol, nunca dantes realizado ou concluído no município de Marechal Thaumaturgo. Nos dois anos de gestão foram duas as edições do então campeonato realizadas, onde houve também, pela primeira vez a realização de um campeonato de Voleibol na Vila Restauração.

O Handebol, também foi um dos desportos com grande investimento da Gestão do Prefeito Aldemir Lopes, onde foram definidas duas competições oficiais: Campeonato Thaumaturguense de Handebol e Supercopa Thaumaturguense de Handebol. Houve também, nesses dois anos de gestão, apoio a implantação do Handebol de Areia, que teve no ano de 2014, sua primeira competição realizada no município.

Visando não só o resgate e a promoção do esporte local, a Gestão do Prefeito Aldemir Lopes, também implantou novas modalidades esportivas no município, como o atletismo, que teve provas realizadas pela primeira vez, como por exemplo: Maratonas masculina e feminina, provas de 100 e 200 metros rasos, prova de revezamento e salto em distância.

Além das competições oficiais, a Gestão do Prefeito Aldemir Lopes, também realizou eventos esportivos em datas cívicas e comemorativas na sede e zona rural do município. Os desportistas da sede não deixaram, ao longo desses dois anos, de usufruir de competições esportivas realizadas no dia do Trabalho, 07 de Setembro e Aniversário da cidade, competições que englobaram todos os desportos praticados no município (Futsal, Futebol, Handebol, Voleibol e Atletismo).  Já os moradores da zona rural também puderam usufruir de competições esportivas na realização de novenários da zona rural, comemoração do dia 07 de setembro, dentre outras festividades.

Dando atenção e voltando um olhar especial aos estudantes do município, a Gestão do Prefeito Aldemir Lopes, também investiu no esporte para este publico, em especial na Fase municipal dos jogos escolares. Aonde, ao assumir o Poder Executivo Municipal, o Município de Marechal Thaumaturgo era representando em apenas um desporto (futsal) na maior competição esportiva do Estado do Acre: Jogos Escolares. Dois anos depois, o município de Marechal Thaumaturgo é representado na referida competições em 04 desportos: Futsal, Handebol, Voleibol e Atletismo, em mais de 08 provas ou categorias.

O Prefeito Aldemir Lopes, diz que muito foi feito, mas, que muito mais precisa ser feito: “Acredito no esporte com uma ferramenta indispensável para promoção do ser humano, da criança, do adolescente, do jovem... Acredito no esporte não só uma ferramenta para educação, mas como a própria educação acontecendo... Acredito no esporte como uma das únicas opções de lazer ao munícipe da zona rural e urbana de nosso município. Queremos fazer mais e melhor, mas nos deparamos com inúmeras dificuldades; como a falta de recurso, por exemplo, onde para isso estamos trabalhando, para criar a “Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer”, para podermos buscar recursos para melhor e mais investir no esporte de Marechal Thaumaturgo”.
 
 
 

Esporte para o publico infantil

Premiando os vencedores (Vila Restauração)

Esporte para juventude: II JOGOS INTERMUNICIPAIS DA JUVENTUDE THAUMATURGUENSE

Seleção de Handebol

Esporte para os povos indigenas

Esportes para estudantes: I JOGOS INTERESCOLAR DA PÁTIRA

Esporte para o trabalhador Thaumaturguense: DIA DO TRABALHO 2013!

Resgatando o esporte na sede de M. Thaumaturgo, depois de 05 anos sem competição!

Thaumaturguense apaixonado pelo esporte

Esporte na Vila Oriente
 
Juntos das equipes de Futsal e Handebol


Juntos das equipes de Futsal e Handebol


Juntos das equipes de Futsal e Handebol


Juntos das equipes de Futsal e Handebol


Juntos das equipes de Futsal e Handebol


Juntos das equipes de Futsal e Handebol

Capacitando desportistas praticantes do Handebol

Seleção de Futebol Máster

Seleção de Futebol de Campo

Seleção de Voleibol

Seleção de Futsal

Torcida na Vila Restauração

Campeonato de Voley na Vila Restauraçao

Prestigiando Final da Copa Cidade (Realizada pela LTD)

Campeão Thaumaturguense de Futsal (2014)

Implantando o Atletismo na Fase Municipal dos Jogos Escolares (2014)

Fase Municipal dos Jogos Escolares (2014)

Publico Presente a Fase Municipal dos Jogos Escolares (2014)

Publico Prestigiando uma partida de futebol na sede, após 05 anos sem competição

Partida de Futebol na Sede

Finalistas do I Copão Thaumaturguense de Futebol (Beolfort e Pedra Pintada)

Presença em congresso esportivo

Finalistas do I Copão Thaumaturguense de Futsal

Seleção de Handebol participando da copa Juruá de Handebol (2013)

Cerimonial de Abertura do Campeonato Thaumaturguense de Futsal

Esporte na Aldeia Apiwtxa

Campeão Thaumaturguense de Handebol 2013


REDAÇÃO DE: CLEUDON FRANÇA
PHOTOS: ARQUIVO PESSOAL COORDENADORIA DE DESPORTOS
 
 
 
 

Nenhum comentário: