domingo, 22 de fevereiro de 2015

AS QUASE 24 DE CHUVAS EM MARECHAL THAUMATURGO ELEVA O NÍVEL DO RIO JURUÁ EM MAIS DE 05 METROS


As quase 24 horas ininterruptas de chuvas que caiu sobre o Município de Marechal Thaumaturgo nos últimos dias elevou, em poucas horas o nível do Rio Juruá em mais de 05 metros.

As fortes e intensas chuvas começaram a cair sobre o município de Marechal Thaumaturgo às 13h30min de Sexta-Feira (dia 20), acompanhadas de uma forte ventania, a qual teve uma trégua as 18h00min. Porém, as 02h00min da madrugada do dia seguinte (Sábado, dia 21), as chuvas voltaram a se intensificar, parando apenas as 16h00min da tarde.

Com a então chuva o nível do Rio Juruá, que se encontrava bastante baixo, se elevou muito em poucos mais de 12 horas; resultado dos transbordamentos de seus afluentes: Amônia, Tejo, Acuriá, Arara, São João, Caipora, dentre outros.

A menos de um mês, o Rio Juruá, resultante também de fortes chuvas subiu muito e chegou sua maior enchente do então inverno amazônico; cheia esta que esta prestes a ser ultrapassada pela enchente desse ultimo final de semana, onde a elevação de 1,5 ou 2 metros já ultrapassa a maior enchente do ano.

A rápida elevação do Rio Juruá deixa autoridades e centenas de moradores da sede e interior do município em alerta, já que há mais de 06 anos atrás o Rio Juruá transbordou e o município de Marechal Thaumaturgo passou por uma enchente histórica, onde dezenas de famílias ficaram desabrigadas, casas, e, agricultura de subsistência destruída.
 
MARGENS DO RIO JURUÁ

VISTA FRONTAL DE MARECHAL THAUMATURGO

FOZ DO RIO AMÔNIA
 
POR: CLEUDON FRANÇA

PHOTOS: CLEUDON FRANÇA

Nenhum comentário: