quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

NAVIO HOSPITAL DOUTOR MONTENEGRO ANCORA NO PORTO DE MARECHAL THAUMATURGO

Ancorou no porto do Município de Marechal Thaumaturgo, na tarde da ultima quarta-feira (12 de fevereiro), o Navio Hospital Doutor Montenegro, da Marinha do Brasil com o Projeto: “NAVIOS DA ESPERANÇA - SAÚDE ONDE HOUVER VIDA”.
Os atendimentos a população thaumaturguense já se iniciaram na manhã de sexta-feira (13 de fevereiro). Os mesmos estão acontecendo em dois ambientes ou espaços: Câmara Municipal de Marechal Thaumaturgo e no próprio Navio Hospital Doutor Montenegro. Ao final do dia, já haviam sido contabilizado dezenas de atendimentos.
A então embarcação marítima ficará ancorada no porto de Marechal Thaumaturgo até domingo (15 de fevereiro), contabilizando assim, um total de 05 dias de atendimentos a população local; dias que podem ser estendido dependendo do Nível do Rio Juruá, segundo nos informou o comandante do NAsH Doutor Montenegro.
Dos atendimentos realizados pelo então Navio Hospital em Marechal Thaumaturgo e nas demais municipalidades do Vale do Juruá estão: Médico, Odontológico, Exames Laboratoriais, Raio X e Mamografia. Atendimentos estes realizados por 23 profissionais, sendo eles: 04 Médios, 05 Dentistas, 02 Enfermeiros, 02 Farmacêuticos, 10 Técnicos (Auxiliares) de Enfermagem, 01 Anestesista, 01 Infectologista e 02 Clínicos.
Em Marechal Thaumaturgo os atendimentos se estenderão também as comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas onde os profissionais se deslocarão até as referidas localidades de lancha, no sábado pela manhã (14 de fevereiro).
 
“NAVIOS DA ESPERANÇA - SAÚDE ONDE HOUVER VIDA”
 
Na realização do então projeto (Navios da Esperança – Saúde onde houver vidas) a Marinha do Brasil conta com a parceria do Ministério da Saúde no fornecimento de medicamentos (os quais são distribuídos gratuitamente), Governo do Estado do Acre contribuindo com a logística nos atendimentos realizados no estado, e, Prefeituras municipais.
Segundo nos informou o Comandante do NAsH Doutor Montenegro, já são 15 anos levando saúde aos ribeirinhos do Vale do Juruá, projeto que teve sua primeira edição no ano de 2000. Em sua edição atual, o Navio Hospital Doutor Montenegro saiu de Manaus (Amazonas) no dia 12 de Janeiro e chegou em Cruzeiro do Sul (Acre) no dia 01 de Fevereiro. Fez atendimentos no município de Porto Walter aos longos dos dias 06, 07, 08 e 09 de Fevereiro; de onde se deslocou para o Município de Marechal Thaumaturgo ancorado em seu porto na tarde do ultimo dia 12.
Em sua edição atual, o NAsH Doutor Montenegro com o Projeto “Navios da Esperança – Saúde Onde Houver Vidas”, já atendeu 17 localidades, totalizando 4.439 ribeirinhos atendidos, 22.371 procedimentos realizados (consultas, exames, raio x, etc.), e, 94.718 medicamentos distribuídos gratuitamente.
Há também algumas novidades nos atendimentos deste ano do NAsH Doutor Montenegro, como por exemplo; um foco maior na Medicina Preventiva, Ministração de Palestras e Kits de Testes Rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite (kits fornecidos pelo Ministério da Saúde).
NAVIO HOSPITAL DOUTOR MONTENEGRO


CAMARA MUNICIPAL DE MARECHAL THAUMATURGO - ONDE ESTÃO SENDO REALIZADOS ATENDIMENTOS

ATENDIMENTOS NA CAMARA MUNICIPAL DE MARECHAL THAUMATURGO

POR: CLEUDON FRANÇA

PHOTOS: CLEUDON FRANÇA

Nenhum comentário: